A bagunça faz parte da arrumação

Chega uma hora que a gente percebe que precisa organizar a vida. Não dá mais para sonhar e não realizar, não dá mais para viver em um conto de fadas, não dá mais para deixar simplesmente a vida passar, não dá mais para chorar o leite derramado, não dá mais para viver preso ao passado...
A partir daí o que parecia ser uma atitude bem acertada começa a ser o maior dos desafios, porque para arrumar é preciso bagunçar.
Volto a utilizar a ilustração do guarda-roupa: quando vamos  organizar gavetas/prateleiras precisamos tirar tudo dali e ir reorganizando, bate um desespero quando vemos aquele monte de roupa jogada na cama que precisa ser colocada em seu devido lugar. Pois é, quando decidimos organizar a vida vem junto aquela bagunça: é o sair da zona de conforto, é não deixar que outros prossigam com as rédeas de nossas vidas, é agir, é desafiar limites, é quebrar paradigmas, é desaprender para aprender, é enfrentar situações e pessoas, é declarar o que se sente, é não ter medo de ser feliz, é fazer o que nunca fora feito antes, é ir atrás  do amor mesmo que pareça confuso e extinto.
E enquanto estamos neste processo parece que não chegaremos ao resultado, pois a bagunça é muito grande. Hora não sabemos ao certo o que queremos ou se vale mesmo a pena lutar por aquilo, o cansaço chega, cansaço emocional e até mesmo físico.
Se pudéssemos resolver tudo de uma vez, mas é processo, é um dia após o outro, é viver cada momento.
Quando eu era pequena amava o episódio que o Pica-Pau batia na mesa, as coisas voavam e voltavam para o seu devido lugar, até  tentei a experiência, mas obviamente foi frustrante. E hoje, adulta, continuo tentando dar um tapa e tudo vir para seu lugar, mas não há fórmulas mágicas para a vida, há vida e ela precisa ser vivida com alegrias e tristezas, chegadas e despedidas, começos e fins. Só não podemos ficar paralisados enquanto ainda estamos na bagunça da arrumação. É como meu avô, o grande Nôzinho de Água de Rega diz: "É preciso aprender a viver", aprender com as dores, aprender com o que não deu certo e não nos acovardarmos em viver uma vida com propósitos.
Bagunce tudo hoje, mas bagunce para arrumar. Saia do casulo, esvazie-se dos medos, traumas, falta de perdão e peça para que o expert em organização de ambientes, Jesus, o guie na organização do ambiente mais importante do mundo: a sua alma.

Comentários

Postagens mais visitadas