Uma amiga mais que necessária

Uma das palavras que acho mais linda em nosso idioma é a palavra SERENIDADE, antes mesmo de saber sua etimologia ela já havia me conquistado. A neta de um "tio" meu se chama Serena, lembro que quando ela me foi apresentada e dito o seu nome fiquei meio inerte, achei lindo, forte e uma virtude ela receber esse nome.
Vejamos então  a definição da palavra serenidade pelo dicionário online dicio:

Que expressa tranquilidade diante de situações complicadas: enfrentou as adversidades com serenidade.
Que se apresenta de maneira serena; sem agitações ou perturbações. 
Característica ou particularidade do que é sereno.
 Mas como a vida é cheia de contradições, a serenidade nunca foi uma das minhas melhores amigas. Eu a achava bonita, decidida, sábia, mas ao sinal da mínima coisa saindo do controle já aparecia o desespero, ação tão contrária à ela. Sabe aquilo de você maximizar o problema? Acabou a luz elétrica, alguém desmarcou um compromisso, alguém me frustruou, uma alteração em um exame médico... eu não dava lugar para a serenidade, deixava  a Dona Chiliquenta, que é toda feita de pavor, reclamações e falta de esperança.
Ontem ouvi que todos nós carregamos "uma pequena criança", que seria o nosso emocional, ou seja, eu tenho uma pequena Anastácia que carregou pela mão, mas vira e mexe ela esperneia, quer as coisas do jeito dela, se desespera... e o meu papel é educar essa criança, o seu papel é educar a " sua criança", o que chamamos de equilíbrio emocional. Diria que a serenidade é uma das integrantes desse equilíbrio.
Você pode me perguntar, e pasme, também penso nisto: Bonita a fala, mas fique com a serenidade quando por algum motivo perder seu chão, um diagnóstico nada positivo de alguém que você ama, abandono, abuso... pois é, aí que ela precisa entrar em cena, aquilo que já ouvi um pregador dizendo  " passe  por  suas lutas com classe". E isto é possível, não fácil, mas possível. Um trabalho de controle dos pensamentos e confiança total no Deus Criador e Eterno, nAquele que pede para você lançar todas as suas ansiedades sobre Ele.
Vi a serenidade ao ouvir de alguém que perdeu um ente querido utilizar as palavras de Jó "O senhor deu, o Senhor tirou. Bendito seja o nome do Senhor!". Não era ausência de dor, mas a certeza de viver a realidade da segunda vinda, a serenidade tomava o lugar do pavor.
Vejo a serenidade ao ouvir de um amado meu TODAS as semanas que nos encontramos que ele está bem, mesmo eu "pescando" por alguns acontecimentos que nem tudo está tão favorável assim.
A esposa que foi deixada com duas filhas, mas não mudou em nada sua rotina, ficou na mesma casa, com os mesmos móveis e não foi vencida pela depressão, e que hoje compartilha sua história com outras pessoas que sofrem com isto me denota a presença da serenidade em um momento tão cruel.
Como disse no começo do texto, a serenidade nunca foi uma das minhas companheiras inseparáveis, mas hoje eu a admiro, desejo sua companhia. Que ela também tome a sua mão e lhe ajude a cada dia produzir a sua melhor versão, que aprendamos através dela deixar Deus ser Deus.
Que reclamemos menos, que sejamos gratos, que falemos menos, principalmente coisas negativas e que a paz que excede todo o conhecimento seja conosco. Que a serenidade seja nossa amiga!

Comentários

Postagens mais visitadas