Voltando ao lugar da derrota

O lugar onde o acidente aconteceu. A casa onde o lar foi desfeito. O cenário do diagnóstico crítico. O restaurante onde o relacionamento teve fim. As paisagens de fotos tiradas em momentos de alegria e algumas promessas, mas que lembram o fim de algo que você acreditava que daria certo.A empresa que fechou as portas depois de tanto empenho e dedicação. O corredor da entrevista naquele lugar promissor, mas que não lhe deu nem a mínima chance.
                 
Memórias... às vezes penso que seria tão bom se pudéssemos apagar os momentos tristes de nossa mente, li hoje em um post da internet: "tristeza deveria sair com um banho". Pensamentos como estes nos  paralisam ao pensar em voltar aos lugares de nossas derrotas. Lembro que fiquei meses sem passar em uma avenida onde bateram em meu carro novinho, quando me chamavam para ir a um shopping ou algo do tipo, mesmo que  pudesse me trazer momentos de alegria, meu coração disparava, eu pensava no acidente e não me permitia dirigir mais por aquele lugar. A impressão que eu tinha é que tudo poderia acontecer novamente.
E quantas vezes paramos nossas vidas por não conseguir encarar o lugar onde fomos derrotados: no emprego, nos relacionamentos, na saúde...
A boa notícia é que ao voltar ao lugar da derrota percebemos que aquilo passou, que nos cabe escolher carregar a dor da perda por toda uma vida ou reter as lições e partir para a vitória. Não é porque aconteceu uma vez que acontecerá novamente. O medo de dirigir, de se relacionar novamente, de encararar a vida tentando superar limites que foram colocados por alguma fatalidade precisa ser olhado no olho e mostrar que você foi ferido, mas se reergueu e continuará lutando enquanto respirar.
Confesso que a primeira vez que voltei a alguns lugares onde fui derrotada parecia que o coração estava em pedaços, mas eu escolhi escrever uma nova história e hoje, mesmo tendo lembranças de momentos dolorosos isto não me atinge mais, só me mostra que continuo na batalha.
Há ainda alguns lugares de derrota que não ousei enfrentar,  mas o farei, pois embora necessitemos de um tempo, que  não seja tanto tempo a ponto de paralisar aquilo que há de vir depois de uma luta perdida, pois grandes vitórias procedem de algumas duras derrotas.
Encare! Enfrente e siga em frente! Deus é contigo e Ele está disposto a voltar com você onde foi despedaço e mostrar que a cura chegou.
Volte ao lugar da derrota! Mostre o quanto cresceu e o quanto está mais forte para viver cada lindo propósito que o Eterno tem pra você.

Comentários

  1. Nossa! Me lembrei de um antigo romance que li. "Se houver amanhã". Há um trecho que diz: "Se corro 8Km, do alto da cidade, avistou as luzes, e todos os lugares que eu passei quando era feliz..." Menina!o que é a memória, não? Eu estava rompendo um relacionamento nesse período, e a cidade cenário? Há 8 km. Por isso que o filósofo diz que nada é puro! Tudo é mímese! E aí seu texto entrelaça com o meu.

    ResponderExcluir
  2. Uau!! Obrigada por compartilhar sua experiência. E vamos realmente vivendo tramas parecidas, histórias iguais com personagens diferentes, mas o bom disto são as trocas que surgem e o meio de transformar nossas existências. Beijo grande pra você.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas